Skip to content

Sonda atômica

Seleção de sites relacionados a sonda atômica

International Field Emission Society (IFES)

A Sociedade Internacional de Emissões em Campo é uma sociedade científica mundial que visa promover a nanociência de campo alto e a microscopia de sonda atômica. Em cada Simpósio da IFES, organizado a cada dois anos, o Prêmio E.W. Müller para Jovem Cientista é dado ao melhor trabalho apresentado oralmente em uma competição.

Materials Physics Group, Rouen University, França
O GPM é uma unidade de pesquisa conjunta da Universidade de Rouen-CNRS e do INSA, liderada pelo Prof. Didier Blavette. Esse é um dos maiores grupos da comunidade de sondas atômicas. A CAMECA colabora com o GPM para projetos e desenvolvimento de suas sondas atômicas.

Oak Ridge National Laboratory, Microscopy Group, EUA
O Grupo de Microscopia do laboratório ORNL é especializado em desenvolvimento e aplicação de microscopia eletrônica avançada, tomografia de sonda atômica e técnicas de ciências de superfície para a caracterização de escala sub-nm da microestrutura, natureza química e composição de materiais. Através do uso de um CAMECA LEAP, cientistas e engenheiros do ORNL contribuem significativamente ao avanço da tecnologia 3DAP e suas aplicações.

Geoscience Atom Probe, Curtin University, Austrália
O desenvolvimento do estudo de Sonda Atômica em Geociência como parte da Unidade Avançada de Caracterização de Recursos, localizada no Centro John de Laeter da Universidade de Curtin, fornece um enfoque único no desenvolvimento e na aplicação desta técnica excitante à disciplina de Ciências da Terra.

Northwestern University Center for Atom Probe Tomography (NUCAPT), EUA
O Grupo de Pesquisas Seidman da Universidade Northwestern, Illinois, usa um LEAP 4000X Si para estudar a composição química e a evolução de precipitados, interfaces e outros fenômenos em nanoescala. O Grupo Seidman está entre as principais equipes de pesquisa envolvidas na investigação de materiais nanoestruturados.

Marquis Research Group, University of Michigan, Ann Arbor, EUA
Parte do Departamento de Ciências de Materiais e Engenharia da Universidade de Michigan, e equipado com um LEAP 4000X-HR, o Grupo de Pesquisas Marquis tem como foco a exploração experimental de estruturas de escala atômica para entender o comportamento dos materiais e desenvolver materiais e estruturas mais eficientes para aplicações em energia.

FIM & Atom Probe Group, Department of Materials at Oxford University, Reino Unido
Ao longo de mais de 40 anos de história, o FIM e o Grupo de Sonda Atômica da Universidade de Oxford são líderes mundiais no desenvolvimento da técnica de sonda atômica e de suas aplicações a problemas de ciências de materiais.

ACMM, University of Sydney, Austrália
O Centro Australiano de Microscopia e Microanálise (ACMM) é o principal centro de microscopia da Universidade de Sydney. Dirigido pelo Prof. Simon Ringer, ele fornece à comunidade de pesquisas de Sidney os mais avançados instrumentos e conhecimentos para explorar a estrutura de amostras, desde físicas a biológicas, em escalas que se estendem até as moleculares e atômicas.

Deakin University, Electron Microscope Facility, Victoria, Austrália
Instalada no Centro de Tecnologia Geelong no Campus Geelong Waurn Ponds, a Unidade de Microscópio Eletrônico Deakin suporta uma ampla gama de projetos de pesquisa que lideram e inspiram inovações em ciências e engenharia de materiais.

Metallic Nanostructure Group of NIMS, Japão
O grupo Sonda Atômica do Dr. Hono faz parte do Laboratório de Engenharia de Materiais do Instituto Nacional de Ciências dos Materiais (NIMS) em Tsukuba, Japão.

Max-Planck-Institut für Eisenforschung, Düsseldorf, Alemanha
O Grupo de Tomografia de Sonda Atômica do MPI Düsseldorf, sob a liderança do Dr. Pyuck-Pa Choi, conduz pesquisas básicas sobre as propriedades mecânicas dos materiais e sua relação com as nanoestruturas e microestruturas subjacentes. Ele foi criado em 2009 em conjunção com a instalação de um LEAP 3000X HR. O MPI Dusseldorf também é um dos primeiros proprietários de uma sonda atômica LEAP 5000 de última geração.

Microscopy and Microanalysis group, Chalmers University, Suécia
Os projetos de pesquisa conduzidos pelo grupo de Microscopia e Microanálise objetivam desenvolver e melhorar o entendimento fundamental da microestrutura de materiais tecnologicamente importantes, sua manipulação e importância na determinação das propriedades dos materiais.

EMEZ - Electron Microscopy, Federal Institute of Technology, Zurich, Suíça
A EMEZ é uma unidade interdisciplinar da ETH Zurich que apoia esforços e serviços de pesquisa vitais para membros da ETH e pesquisadores visitantes, bem como para a indústria em geral.

POSTECH, Coreia
Universidade de Ciências e Tecnologia de Pohang e Centro Nacional de Tecnologia de Nanomaterial (NCNT), sob a liderança do Prof. Chan Gyung Park (páginas em coreano).

Thompson Research Group, University of Alabama, EUA
O grupo de pesquisas do professor Thompson analisa a interdependência entre as propriedades de microestruturas dos processamentos através da investigação da transformação e estabilidade das fases em uma variedade de sistemas de materiais em diferentes escalas de comprimento.

Montanuniversität Leoben, Áustria

A equipe da Dra. Francisca Mendez-Martin do Departamento de Metalurgia Física e Materiais conduz estudos em diversos tópicos: engenharia de superfície, transformações de fase, monitoramento in-situ de mudanças microestruturais durante a solidificação e o tratamento térmico de materiais metálicos, desenvolvimento de material nanoestruturados, etc.

King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), Arábia Saudita
Inaugurada em setembro de 2009, a KAUST possui um programa impressionante, dedicado a criar de uma das principais instituições de pesquisas científicas do mundo. Dois dos modelos de nova geração de sonda atômica da CAMECA serão instalados em uma das principais unidades de pesquisa do departamento de Ciências e Engenharia de Materiais da KAUST, sob a liderança do Prof. Tala'at Al-Kassab.

Fraunhofer Center for Nanoelectronic Technologies, Dresden, Alemanha
Localizado no “Silicon Saxony”, o centro CNT Fraunhofer oferece oportunidades ideais de colaboração no campo da nanoeletrônica para institutos de pesquisas e fabricantes de materiais e equipamentos. O LEAP 3000X instalado no CNT Fraunhofer é dedicado à pesquisa em materiais semicondutores, bem como revestimentos duros, vidros metálicos e materiais de fusão nuclear.

Université Paul Cézanne, Marseille, França
A Equipe de Reatividade e Difusão em Interfaces, sob a liderança de Dominique Mangelinck, faz parte do IM2NP, um instituto de pesquisas que dá apoio a uma ampla gama de programas, como modelagem, design, arquitetura, processos, materiais e suas propriedades físico-químicas.

UCSB's Materials Department, Santa Barbara, Califórnia, EUA
Amplamente reconhecida como uma das principais unidades de pesquisa de materiais do mundo, o Departamento de Materiais da UCSB atua como um mecanismo de inovação para descobertas de novos materiais. Sob a liderança do professor James S. Speck, ele possui um LEAP 3000X.

Atomprobe.com
Hospedado pela CAMECA Instruments Inc., o site para usuários de equipamentos de tomografia de sonda atômica fornece a usuários e proprietários de sistemas APT um único local para obter e compartilhar informações.