Skip to content

Crescimento de nanoestruturas de metal nobre (NanoSIMS)

Growth of noble metal nanostructures analyzed with NanoSIMS
Crescimento mediado por plásmons de nanoestruturas de metais nobres: o papel da PVP no direcionamento do crescimento anisotrópico de nanoprismas de Au
Com sua exclusiva alta resolução lateral simultânea (até 50 nm) e excelente sensibilidade, o NanoSIMS permite um mapeamento direto de superfície de alta sensibilidade de elementos leves e pesados sem a necessidade de preparação da amostra. Esta capacidade é ilustrada em nitrogênio, iodo e ouro no artigo de nanociência da revista Nature Materials a seguir.

Ainda não se sabe se o crescimento das nanoestruturas de PRATA mediado por plásmons pode ser estendido para a síntese de outros metais nobres. Neste artigo, os autores demonstram a síntese acionada por plásmons de nanoprismas de OURO e elucidam os detalhes do mecanismo de crescimento fotoquímico no nível de nanopartículas individuais. Sua investigação revela que o agente tensioativo polivinilpirrolidona preferencialmente adsorve ao longo do perímetro do nanoprisma e serve como um relé fotoquímico para direcionar o crescimento anisotrópico de nanoprismas de ouro.

Linha superior: Imagens do NanoSIMS 50L de Elétrons secundários, 197Au-(vermelho) e 12C14N- (verde) mostrando nanoestruturas de OURO obtidas após duas horas de crescimento fotoquímico. Os sinais de 12C14N- provenientes de moléculas de PVP adsorvidas são observados ao longo do perímetro dos nanoprismas geminados-planares e cobrem toda a superfície das nanopartículas multiplamente geminadas, sugerindo que os defeitos de geminados planares estimulam a adsorção de PVP em nanocristais de Au.

Linha inferior: Síntese acionada por plásmons de nanoprismas de ouro triangulares ou hexagonais adicionando-se IODO.
À esquerda, imagem SEM de nanoprismas hexagonais de Au obtidos após 2 h de irradiação seguindo o método de separação de sementes. Inserções: alta ampliação Imagem SEM de um nanoprisma hexagonal e NanoSIMS de 12C14N- (verde) de PVP adsorvido em um nanoprisma hexagonal.
À direita, imagem SEM de nanoprismas triangulares de Au obtidos após 2 h de irradiação com a adição de iodeto (I-) à solução de crescimento seguindo o método de separação de sementes. Inserções: alta ampliação Imagem SEM de um nanoprisma triangular e mostrando imagens NanoSIMS de 12C14N- (verde) e 127I- (azul) de um nanoprisma triangular.

Fonte: Polyvinylpyrrolidone-induced anisotropic growth of gold nanoprisms in plasmon-driven synthesis. Yueming Zhai et al. NATURE MATERIALS, Vol 15, August 2016.