Skip to content

Segregação e difusão em materiais policristalinos (NanoSIMS)

Segregation and diffusion in YAG
A NanoSIMS é usada aqui para contribuir para a compreensão da segregação e difusão de elementos em materiais policristalinos.A estratégia é fazer uso de traçadores isotópicos estáveis 18O para visualizar e quantificar a incorporação de oxigênio.

Uma YAG sinterizada transparente (granada de ítrio e alumínio) é oxidada em uma atmosfera de 18O2 a 1400°C. Os átomos 18O de oxigênio se difundem dentro da cerâmica através do contorno dos grãos como evidenciado a partir das duas imagens complementares (imagem em escala de cinza à esquerda), de 16O (elemento base do óxido) e de 18O (incorporado durante a sequência de oxidação).

As imagens em cores mostram a segregação do dopante de silício em direção ao contorno dos grãos nas amostras de YAG após sinterização.Na linha superior (imagens central e à direita), a mesma imagem de silício é exibida gráfico semilog em cores, revelando a alta sensibilidade e faixa dinâmica de geração de imagens de dopantes NanoSIMS.
Linha inferior, a imagem central está ampliada a partir da imagem do meio da linha superior.
Linha inferior, imagem do lado direito exibe outro tipo de amostra YAG mostrando o dopante segregando em pontos triplos.

Dados gentilmente cedidos por Dr. Hajime Haneda, NIMS, Tsukuba, Japão.