Skip to content

Perfilometria em profundidade de oxigênio em aço zincado (SIMS)

oxygen-depth-profiling-in-steel
A SIMS dinâmica é amplamente utilizada para a microcaracterização de amostras metalúrgicas, graças às suas vantagens únicas: baixos limites de detecção para todas as espécies (H-U), incluindo espécies atmosférica, possibilidade de utilização de traçadores isotópicos e a capacidade de visualizar a sua distribuição em três dimensões.

A IMS 7f-Auto oferece recursos únicos para perfilometria em profundidade e de aquisição de imagens por íons, que são úteis para o estudo de fenômenos de difusão em amostras policristalinas, inclusões e efeitos de segregação em ligas...

A galvanização por imersão a quente é um processo comum no setor de aço: o aço é revestido com uma camada de zinco por imersão do metal em um banho de zinco fundido (com um conteúdo de 0,3% de Al em massa) a 450°C. A superfície do aço revestido pode apresentar a alternância indesejada de áreas com brilho e foscas.

Neste estudo, a perfilometria em profundidade por SIMS dinâmica foi utilizada para investigar duas áreas diferentes, uma com brilho e outra fosca, de uma amostra de aço revestido com Zn. Os perfis de oxigênio e alumínio são mostrados aqui. A concentração de O de 30 a 200 nm, correspondente ao oxigênio segregado após a solidificação, é significativamente maior em áreas foscas.

A SIMS contribuiu para o entendimento da formação de áreas foscas (causada pela segregação das partículas de óxido durante o resfriamento e solidificação do revestimento). O processo de revestimento do aço poderia então ser otimizado, melhorando significativamente o aspecto visual da superfície do aço galvanizado.

Cortesia de ArcelorMittal Global R&D Maizieres-les-Metz (França)