Skip to content

Interdifusão em superligas de Ni (EPMA)

Interdiffusion of light elements in Ni-based superalloy
Graças à sua fonte de Emissão de Campo de alto brilho, a coluna de elétrons do SXFiveFE CAMECA oferece condições experimentais que combinam baixas tensões de aceleração com correntes intensas do feixe. Sob essas condições otimizadas, o volume de interação entre os elétrons e o espécime é reduzido e pode-se alcançar uma alta resolução espacial.

Neste estudo de interdifusão, durante a liberação de calor entre uma brasagem à base de níquel e um substrato de superliga à base de níquel, foi usada uma tensão de aceleração muito baixa (5 keV).

Os mapas de raios X adquiridos em Ni, Mo e B (abaixo) ilustram a capacidade exclusiva do SXFiveFE de combinar baixa tensão de feixe, para a otimização da resolução espacial, com cristais de alta sensibilidade, para a otimização da detecção por raio X.

Sob essas condições otimizadas, o mapa de B Ka à esquerda mostra detalhes muito nítidos na faixa de resolução lateral de 300 nm. Obter tal resolução em elementos leves é um desafio significativo.

Amostra gentilmente cedida por C. Pascal, R.M. Marin-Ayral, J.C. Tédenac, C. Merlet. Material Science and Engineering A. Vol. 341, Issues 1-2, p. 144-151